Apresentação

O Programa de Pós-Graduação em Direito (PRODIR) da Universidade Federal de Sergipe (UFS) criado em 18 de junho de 2010, através da Resolução nº 45/2010 do CONEPE (Conselho do Ensino, da Pesquisa e da Extensão da Universidade Federal de Sergipe - UFS), iniciou suas atividades acadêmicas em 01/08/2011. Assim, o Curso de Mestrado em Direito da Universidade Federal de Sergipe foi pioneiro no Estado, pois até o início de suas atividades apenas existiam cursos de especializações e pós-graduações "lato sensu" oferecidos pelas demais instituições de ensino superior de Sergipe. 

Desde sua criação, o Programa de Pós-Graduação em Direito (PRODIR) atraiu profissionais e acadêmicos do Direito em busca de melhor qualificação acadêmica. Com efeito, a aprovação do Programa pela CAPES e a subsequente inauguração do Curso de Mestrado em Direito da UFS, foi festejado pela sociedade, pela comunidade acadêmica e, sobretudo, pelos profissionais e estudiosos na área jurídica.

É visível como o Programa cresceu e vem se consolidando desde sua criação. A procura pelo Curso vem crescendo exponencialmente, o que se comprova pelo aumento de candidatos postulantes no processo seletivo, vale dizer que no último edital de seleção foram 276 candidatos inscritos. Além disso, a inserção dos docentes e discentes em projetos de pesquisa e a produção intelectual crescente são indicadores deste processo de consolidação  e amadurecimento do Curso.

Nesta direção de fortalecimento de alianças colaborativas, o Programa de Pós-Graduação em Direito (PRODIR) da UFS tem contado, com o apoio de instituições parceiras na realização de seus eventos acadêmicos, recebendo ainda incentivo financeiro do CNPq e da FAPITEC/SE como mecanismo de apoio e fomento à pesquisa e à formação de recursos humanos.

O Curso de Mestrado estrutura-se a partir da área de concentração "A Constitucionalização do Direito", destacando a importância do prisma constitucional para o estudo das demais áreas do Direito, em razão da força normativa da Constituição e de suas disposições, com reflexos irradiados aos demais ramos do ordenamento jurídico. As Linhas de Pesquisa foram elaboradas visando desenvolver temas afetos à área estruturante, com a devida correlação com as principais questões discutidas no Direito contemporâneo.

Sobressaem-se dentre os objetivos do Curso, a formação de quadros para a pesquisa em Direito e a qualificação de docentes para a área jurídica. Essas atividades moldam-se, igualmente, pela necessidade de acompanhar as transformações sociais e seus reflexos no campo da pesquisa jurídica. Reforçando-se, assim, o compromisso da Universidade Pública e do Programa de Mestrado "stricto sensu" com a habilitação de seus egressos para a pesquisa, a docência e o exercício profissional nas demais carreiras jurídicas, com vistas à defesa e à consolidação da democracia, nos termos propugnados pela Constituição da República.

NOTA NA AVALIAÇÃO QUADRIENAL DA CAPES (2017-2020): Conceito 4 (quatro)

HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO

SECRETARIA:

SEGUNDA A SEXTA: 8h às 17h

AULAS:

SEGUNDA A SEXTA: 13h às 19h

ATENDIMENTO AO PÚBLICO

E-mail: prodir@acadêmico.ufs.br 

Resposta em até  24h

(79) 3194-6770

COORDENADORA: Profª. Drª. Karyna Batista Sposato

COORDENADORA ADJUNTA: Profª. Drª. Daniela Carvalho Almeida da Costa

SECRETÁRIA: Fabiana 

BOLSISTAS DO PROGRAMA (BOLSAS DE ESTUDO DO PROGRAMA DEMANDA SOCIAL/CAPES): Afonso, Ana Júlia, Ana Nery, André, Ariel, Edy, Gustavo, Helen, Isadora, Johnatan, Katyuce, Laura, Lívia, Nathalia, Pedro, Renata, Rose, Sayonara. 

LOCALIZAÇÃO: Departamental CCSA 02, sala 7, térreo, Cidade Universitária Professor José Aloísio de Campos. Avenida Marechal Rondon, s/n. Bairro Jardim Rosa Elze. CEP 49.100-000. São Cristóvão/SE.