Apresentação

O Programa de Pós-Graduação em Direito (PRODIR) da Universidade Federal de Sergipe (UFS) criado em 18 de junho de 2010, através da Resolução nº 45/2010 do CONEPE (Conselho do Ensino, da Pesquisa e da Extensão da Universidade Federal de Sergipe - UFS), iniciou suas atividades acadêmicas em 01/08/2011. Assim, o Curso de Mestrado em Direito da Universidade Federal de Sergipe foi pioneiro no Estado, pois até o início de suas atividades apenas existiam cursos de especializações e pós-graduações "lato sensu" oferecidos pelas demais instituições de ensino superior de Sergipe. 

Desde sua criação, o Programa de Pós-Graduação em Direito (PRODIR) atraiu profissionais e acadêmicos do Direito em busca de melhor qualificação acadêmica. Com efeito, a aprovação do Programa pela CAPES e a subsequente inauguração do Curso de Mestrado em Direito da UFS, foi festejado pela sociedade, pela comunidade acadêmica e, sobretudo, pelos profissionais e estudiosos na área jurídica.

É visível como o Programa cresceu e vem se consolidando desde sua criação. A procura pelo Curso vem crescendo exponencialmente, o que se comprova pelo aumento de candidatos postulantes no processo seletivo, vale dizer que no último edital de seleção foram 276 candidatos inscritos. Além disso, a inserção dos docentes e discentes em projetos de pesquisa e a produção intelectual crescente são indicadores deste processo de consolidação  e amadurecimento do Curso.

Nesta direção de fortalecimento de alianças colaborativas, o Programa de Pós-Graduação em Direito (PRODIR) da UFS tem contado, com o apoio de instituições parceiras na realização de seus eventos acadêmicos, recebendo ainda incentivo financeiro do CNPq e da FAPITEC/SE como mecanismo de apoio e fomento à pesquisa e à formação de recursos humanos.

O Curso de Mestrado estrutura-se a partir da área de concentração "A Constitucionalização do Direito", destacando a importância do prisma constitucional para o estudo das demais áreas do Direito, em razão da força normativa da Constituição e de suas disposições, com reflexos irradiados aos demais ramos do ordenamento jurídico. As Linhas de Pesquisa foram elaboradas visando desenvolver temas afetos à área estruturante, com a devida correlação com as principais questões discutidas no Direito contemporâneo.

Sobressaem-se dentre os objetivos do Curso, a formação de quadros para a pesquisa em Direito e a qualificação de docentes para a área jurídica. Essas atividades moldam-se, igualmente, pela necessidade de acompanhar as transformações sociais e seus reflexos no campo da pesquisa jurídica. Reforçando-se, assim, o compromisso da Universidade Pública e do Programa de Mestrado "stricto sensu" com a habilitação de seus egressos para a pesquisa, a docência e o exercício profissional nas demais carreiras jurídicas, com vistas à defesa e à consolidação da democracia, nos termos propugnados pela Constituição da República.

No que diz respeito ao ingresso no Curso de Mestrado, o PRODIR realiza processo seletivo periódico para a admissão de alunos regulares, dividido em duas modalidades: comunidade, voltada ao público em geral; e institucional, direcionada a servidores técnico-administrativos e docentes da Universidade Federal de Sergipe (UFS) e do Instituto Federal de Sergipe (IFS). Essa estrutura visa democratizar o acesso à pós-graduação e fortalecer a qualificação interna das instituições públicas de ensino superior em Sergipe.

NOTA NA AVALIAÇÃO QUADRIENAL DA CAPES (2017-2020): Conceito 4 (quatro)

HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO

SECRETARIA:

SEGUNDA A SEXTA: 8h às 17h

AULAS:

SEGUNDA A SEXTA: 13h às 19h

ATENDIMENTO AO PÚBLICO

E-mail: prodir@acadêmico.ufs.br 

Resposta em até 24h

Telefone: (79) 3194-6770

Redes Sociais (Instagram): @prodir_ufs

COORDENADORA: Profª. Drª. Karyna Batista Sposato

COORDENADOR ADJUNTO: Prof. Dr. Henrique Ribeiro Cardoso

SECRETÁRIA: Fabiana Aparecida de Souza Pereira

REPRESENTANTE DISCENTE: Rosilene Neves de Oliveira Silva

VICE-REPRESENTANTE VICENTE: Caio César Andrade de Almeida

BOLSISTAS DO PROGRAMA (BOLSAS DE ESTUDO DO PROGRAMA DEMANDA SOCIAL/CAPES): Afonso Nonato do Nascimento Neto, Ana Júlia Batista Gomes, Ana Nery Ribeiro Santana Melo, André Felipe Santos de Souza, Ariel Sousa Santos, Edy Cesar Batista Oliveira, Gustavo da Silva Santos Fontes, Helen Caroline Cardoso Santos, Isadora Ines Alves Correia, Johnatan Douglas Andrade de Jesus, Katyuce Barreto Dantas, Laura Sampaio dos Santos Silva, Lívia Sobral dos Santos, Nathalia Caroline da Silva Costa, Pedro Henrique Moreira Rocha, Renata Cristina Melo de Sá, Rosilene Neves de Oliveira Silva e Sayonara Hallin Martins Andrade

LOCALIZAÇÃO: Departamental CCSA 02, sala 7, térreo, Cidade Universitária Professor José Aloísio de Campos. Avenida Marechal Rondon, s/n. Bairro Jardim Rosa Elze. CEP 49.100-000. São Cristóvão/SE